Poços Artesianos

PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS E SEMI-ARTESIANOS

Perfuramos poços artesianos e semi-artesianos de acordo com as normas técnicas recomendadas pela ABNT, para empresas, condomínios, propriedades particulares, urbanas ou rurais.

POÇO ARTESIANO E SEMI-ARTESIANO

Poço artesiano: É o poço tubular profundo perfurado em locais onde a linha de pressão do aquífero está acima do nível do solo, fazendo com que a água jorre espontaneamente, sem a necessidade de uma bomba para extraí-la. Também é conhecido como poço jorrante ou surgente. Encontrar um poço artesiano depende exclusivamente da região e condição geológica e não da técnica ou equipamentos empregados na perfuração.

Poço Semi-artesiano: É como ficou conhecido o poço tubular profundo que não é jorrante, que é perfurado em locais onde a linha de pressão do aquífero está no mesmo nível ou abaixo do nível do solo. Como não há pressão, a água não jorra espontaneamente e por isto precisa de uma bomba para extraí-la. A grande maioria dos poços tubulares existentes em todo o Brasil são deste tipo, muito embora sejam também chamados de poços “artesiano”.

POÇO EM SEDIMENTO, ROCHA OU MISTO

Poço em Sedimento:  É o poço tubular construído em regiões cujo subsolo é composto de rochas sedimentares em porções permeáveis que favorecem a formação de um aquífero. Neste poço são instalados filtros na altura dos arenitos produtores para captar a água que flui na formação. O trecho próximo a superfície é vedado para impedir a captação da água do lençol freático, reduzindo os riscos de contaminação.

Poço em Rocha: É o poço tubular construído para captar a água que flui pelas fraturas ou fendas existentes nas rochas cristalinas. Para chegar na rocha, a perfuração atravessa a parte de sedimento, que é vedada para impedir infiltrações e eventuais contaminações.

Poço Misto: É o poço tubular profundo construído para captar água nas 2 formações, no sedimento e na rocha. Neste poço a perfuração atravessa o sedimento até encontrar na rocha as fraturas condutoras de água. A parte sedimentar não é vedada, é revestida com tubos e filtros para o aproveitamento da água proveniente de arenitos favoráveis.

POÇO CACIMBA, CAIPIRA OU CISTERNA

Poço cacimba, também conhecido como poço caipira ou cisterna, não é um poço tubular profundo. Cavado manualmente é feito para captar e armazenar a água do lençol freático, que é a camada permeável mais superficial do solo por onde penetra a água de chuva. Por isto o nível de agua deste tipo de poço varia conforme o volume de chuva. Atende a importantes necessidades de abastecimento quando não há outra alternativa, mas tem restrições sanitárias que limitam o uso.

A CYCLO POÇOS ARTESIANO não faz este tipo de poço.

A perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano é uma obra de engenharia civil e de geologia, construída abaixo do nível do solo, utilizando processos, tecnologia e equipamentos similares aos usados na perfuração de poços de petróleo. O poço artesiano ou semi- artesiano é, do ponto de vista técnico, um poço tubular profundo. A perfuração de um poço tubular profundo exige cuidados construtivos normatizados pela ABNT – normas técnicas nos 12.212 e a 12.244.

Na perfuração de um poço tubular profundo, artesiano ou semi-artesiano são utilizados ferramental e equipamentos de grande porte, como as sondas perfuratrizes rotopneumáticas, mais eficientes que as antigas sondas percussoras ou rotativas, e que constroem com maior precisão os 3 tipos de poços :  em sedimento, rocha ou misto.

Todos os direitos reservados

www.cyclosa.com.br